segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fisiologia do Exercício na Criança e no Adolescente

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS

5 PERGUNTAS NECESSÁRIAS


• Alguma doença do ACV na família antes dos 45 - 50 anos ?( cardiomiopatia hipertrófica, infartos)

• Alguma hospitalização por doença ?

• Uso de Medicação ?

• Algum episódio de perda de consciência enquanto praticando esportes ?( Síncope, palpitação, astenia)

• Capacidade de correr 2 km sem parar ?( Dispnéia, dor torácica)


EXAME FÍSICO E REVISÃO DE SISTEMAS


• Aferição da Pressão Arterial e Pulso

• Peso x Altura ( Gráfico de crescimento )

• Acuidade Visual

• Estágio de Tanner

• Exame dos aparelhos : cardio-pulmonar , abdominal , genito-urinário e músculo-esquelético

Psicologia Esportiva

1.Motivação
2.Manter-se ativo
3.Definição de objetivos
4.Aspectos sociais
5.Nível relativo de competição
6.Comparação com seus colegas
7.INFLUÊNCIA DOS PAIS ?


AQUISIÇÃO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS

6-7 anos: julgamento da velocidade e: julgamento da velocidade eseguimento de objetos em movimento
7-8 anos: habilidades de equilíbrio e: habilidades de equilíbrio epostura
10-12 anos: atenção seletiva e uso de: atenção seletiva e uso deestratégias complexas da memória

Ginástica Esportes Recreativos e Competitivos

•Esportes de Habilidade - a partir de 6 anos
Andar, correr, saltar : Natação, Futebol, Capoeira, Surfe, Skate, Danças.
•Esportes de Resistência - ao se iniciar aao se iniciar a puberdade - Sem atividades anaeróbicas: Volei, basquete, handebol.

•Esportes de Velocidade - a partir dos 10, desde que a força não seja primordial: Ciclismo, Atletismo(saltos, corridas curtas).

•Esportes de Força : 12-14 anos para 14 anos para meninas e 14-16 anos para meninos.

COMPETIÇÃO

• Após 13 anos de idade
• Esporte escolhido pelo atleta
• Com supervisão

Especialização esportiva? Quando começar e a competição? Quando há “ excesso” de treinamento?
A equação não é a mesma para cada um, com respostas individuais. Balancear esportes organizados com atividades recreativas, brincadeiras recreativas, brincadeiras - “ fun play”.
Crianças não aptas para esporte?
Adequar as crianças aos esportes organizados.
Profissional de Ed. Fisica devem ter uma participação ativa: diagnosticar lesões; orientar sobre hidratação e nutrição; monitorar peso e altura.

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