sábado, 21 de novembro de 2009

Crianças e Adolescentes: Características Gerais de Desenvolvimento

Segundo Pini & Carazzatto (1983) a relação entre peso e a altura, do nascimento a fase adulta, se faz de forma alternada, bem como a função orgânica, assim entre as etapas de desenvolvimento encontra-se diferenças significativas, de tamanho dos órgãos e das estruturas que os comportam.

A velocidade de crescimento, se dá em etapas atingindo uma certa estabilidade na idade pré - escolar, voltando a acelerar na puberdade, isso é fator determinante para estabelecer-se parâmetros de treinamento com carga, pois não há equivalência com a fase adulta, segundo Weineck (1991), pois a alteração de metabolismo, que em crianças é de 20 - 30 % (basal) maior que nos adultos (Demeter,1981 apud Weineck,1991), é item de preocupação durante os treinamentos de carga corporal ou específica, devendo prevalecer períodos suficientes de descanso e recuperação. Estes dados levam a incerteza, na escolha da fase de início do treinamento, sem que este resulte em perturbações no desenvolvimento (Pini & Carazzatto,1983). Weineck (1991) situa como faixa de segurança e indica os estímulos submáximos de carga, utilizando mecanismos variados.

Um dos indicativos de rendimento físico, o consumo de oxigênio (VO2 máx.) e bem como a treinabilidade absoluta, crescem parabolicamente atingindo seu ápice entre 18 - 22 anos nos homens e 16 - 20 anos nas mulheres (Mellerowicz & Meller, 1979).

Nenhum comentário:

Postar um comentário